sexta-feira, 6 de março de 2015

Lição 8 - O sermão da montanha

As escrituras incluem muitos convites feitos pelo Salvador. (itálicos acrescentados dos pelo professor)

Mateus 11:28-29
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
 3 Néfi 27:27

E sabei vós que sereis os juízes deste povo, de acordo com o julgamento que vos darei, que será justo. Portanto, que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou.

Por muitos séculos depois do Cristo pré-mortal ter dado a lei de Moisés no alto do monte Sinai, o Messias mortal subiu a outra montanha para proclamar uma lei mais alta em um discurso conhecido como o Sermão da Montanha. Os primeiros ensinamentos desse sermão são conhecidos como as bem-aventuranças. (Mateus 5:1–12) A palavra beatitude vem da palavra latina beatus, que significa feliz ou abençoado.

AS BEATITUDES (Mateus 5):
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Mateus 5:3. O que significa ser “pobre de espírito”? (Ser humilde. Ver também 3 Néfi 12:3.) Por que é importante que sejamos humildes? Como podemos tornar-nos humildes?
Mateus 5:4.Quais são algumas das maneiras proporcionadas pelo Senhor para que sejamos consolados? (Ver João 14:26–27 e Mosias 18:8–9) Como vocês foram consolados em momentos de tristeza?
Mateus 5:5. O que significa ser manso? (Ser afável, clemente ou benevolente.) Como podemos desenvolver a mansidão? (Ver Mosias 3:19; Alma 7:23; 13:28.)
Mateus 5:6. O que Jesus prometeu àqueles que “têm fome e sede de justiça”? (Ver Mateus 5:6; 3 Néfi 12:6.) O que podemos fazer para elevar nossos apetites das coisas do mundo para a justiça?
Mateus 5:7. Como podemos demonstrar misericórdia aos outros? Por que precisamos da misericórdia do Senhor? (Ver Alma 42:13–15.)
Mateus 5:8. O que vocês acham que significa ter um coração puro? Como podemos purificar  nosso coração? (Ver Helamã 3:35.) Por que precisamos ter um coração puro para ver Deus e habitar com Ele? (Ver Moisés 6:57.)
Mateus 5:9. Como podemos ser pacificadores em nossa casa e em nossa comunidade?
Mateus 5:10–12. Por que as pessoas justas são às vezes perseguidas? Como devemos reagir à perseguição? (Ver Mateus 5:44; Lucas 6:35.)

Jesus ensina que veio trazer ao mundo uma “lei mais elevada” do que a lei que tinham até então, que era a lei de Moisés. Ele veio cumpri-la e não destruí-la (Mateus 5:17-18).
A lei de Moisés havia sido dada “aos filhos de Israel porque eram um povo obstinado, rápido para cometer iniqüidade e vagaroso para lembrar-se do Senhor seu Deus”. Era “uma lei de ritos e de ordenanças () que [os israelitas] deveriam observar rigorosamente, dia a dia, para conservarem viva a lembrança de Deus e de seu dever para com ele”. (Mosias 13:29–30)
Aqueles que compreendiam a lei “[esperavam] firmemente em Cristo, até que a lei [fosse] cumprida. Pois com esta finalidade a lei foi dada”. (2 Néfi 25:24–25)
O Salvador cumpriu a lei de Moisés quando expiou por nossos pecados. (Alma 34:13–16) Depois da Expiação, deixou de ser exigido que as pessoas sacrificassem animais, como acontecia na lei de Moisés em simbolismo do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Em vez disso, receberam o mandamento de “[oferecer] como sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito”. (3 Néfi 9:20; ver também o versículo 19.)
Jesus disse que a justiça de Seus discípulos deveria “exceder a dos escribas e fariseus”. (Mateus 5:20) O que faltava na “justiça” dos escribas e fariseus era que eles se concentravam apenas nos aspectos externos da lei e desprezavam a importância da fidelidade interior. Se tivessem guardado a lei como deveriam, teriam reconhecido Jesus como o Messias.
Escritura
Ouvistes o que foi dito
Eu, porém, vos digo
Observações
Mateus 5: 21,22,23,24
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Observe que a frase “sem motivo” não aparece na Tradução de Joseph Smith de Mateus 5:22 ou em 3 Néfi 12:22.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Note que aqui o conceito de “raiva” contra alguém é bem mais amplo e interfere até mesmo no que ofertamos a Deus.
Mateus 5: 27-30
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

Mateus 5: 31,32
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher dê-lhe carta de desquite.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

Mateus 5: 33-37
Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
O Élder Bruce R. McConkie disse: “Sob a lei mosaica, os juramentos eram tão comuns e eram utilizados em tantas ocasiões diferentes que, na prática, pouco valiam as declarações feitas sem um juramento que as acompanhasse. () Sob a lei perfeita de Cristo, a palavra de qualquer homem é sempre válida, e toda declaração deve ser tão verdadeira quanto se fosse feita sob juramento”. [The Mortal Messiah, 4 vols. (1979–1981), 2:140.]
Mateus 5: 38-42
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

Mateus 5: 43-48
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Como devemos entender o mandamento que o Salvador nos deu de sermos perfeitos? (Outra tradução da palavra perfeitoem grego é “completo, terminado, totalmente desenvolvido”.) Como o mandamento de sermos perfeitos pode motivar-nos em vez de deixar-nos frustrados?
O Presidente Joseph Fielding Smith disse: “Creio que o Senhor quis dizer exatamente o que falou: que devemos ser perfeitos como é perfeito nosso Pai que está nos céus. Isso não virá de uma só vez, mas linha sobre linha, preceito sobre preceito, exemplo sobre exemplo, e, mesmo assim, não enquanto estivermos nesta vida mortal, pois que teremos de ir para o além-túmulo antes de alcançarmos essa perfeição e sermos iguais a Deus. Mas é aqui que lançamos os alicerces. É aqui, neste estado probatório que nos são ensinadas as simples verdades do evangelho de Jesus Cristo, a fim de nos preparar para essa perfeição. Temos por dever ser melhores hoje do que fomos ontem. () Se guardarmos os mandamentos do Senhor, estamos nesse caminho para a perfeição.” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 2:18–19; ver também D&C 93:11–14, 19–20.)

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